Celebramos a 40.ª FICABEIRA e Feira do Mont’Alto 2023. E é com grande orgulho e satisfação que associamos esta edição marcante das Festas do Concelho de Arganil à Casa dos Afetos, fazendo reverter a receita de bilheteira para este projeto da APPACDM de Arganil que tem unido e envolvido a comunidade arganilense ao longo dos últimos anos.
Que estes dias de festa sejam uma oportunidade de continuar a evidenciar e testemunhar o espírito solidário e a generosidade dos arganilenses e também de todos os que nos visitam nesta época de festa.
Ocasião de encontros e reencontros, o maior certame do concelho e um dos mais antigos da região assume-se como um importante e expressivo momento de exaltação das tradições e identidade do concelho e de afirmação do tecido empresarial e comercial da região.
Obrigado por fazer parte deste dinamizador evento que apresenta e coloca em evidência o tanto que o concelho de Arganil tem para oferecer.
O Presidente da Câmara Municipal de Arganil
Luís Paulo Costa
Numa edição marcante e muito especial, a FICABEIRA – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e Feira do Mont’Alto associa-se à APPACDM Coimbra – Unidade Funcional de Arganil na construção da Casa dos Afetos.
A totalidade da receita obtida durante os cinco dias de certame (6-10 setembro) vai comparticipar este futuro lar residencial para pessoas com deficiência intelectual, que tem a nobre missão de proporcionar mais tranquilidade e oportunidades a estes utentes e às suas famílias, promovendo a sua autonomia pessoal e social.
A Casa dos Afetos, com capacidade para 18 pessoas, é um sonho que nasceu há 15 anos e funcionará como complemento do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, da APPACDM Coimbra, a funcionar em Arganil.
Trata-se de uma valência que vai permitir fazer frente a uma realidade que vem ganhando cada vez mais expressão no território e que se prende com a falta de retaguarda familiar destes utentes, dado o avançar da idade dos progenitores ou demais cuidadores. Sem que os lares residenciais para idosos possuam estrutura adequada para os receber, a Casa dos Afetos surge como a resposta necessária e fundamental para suprimir esta preocupante lacuna existente no concelho e na região.
O imóvel onde irá surgir a Casa dos Afetos, no centro de Arganil, encontra-se devoluto há vários anos. Pertenceu à Direção Regional de Educação do Centro e servia para acolher alunos da região que vinham estudar para Arganil. Anos mais tarde, a Câmara de Arganil ficou na posse do imóvel, através de uma permuta de terrenos, e, posteriormente, cedeu o respetivo direito de superfície à APPACDM Coimbra para a concretização deste equipamento social.
O forte envolvimento da comunidade e o empenho do Município de Arganil permitiu reunir uma verba significativa nos últimos anos, mas que fica aquém dos 1,1 milhões de euros necessários para as intervenções que permitem a concretização de tão significativo e representativo desígnio.
Da candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0) resultou um incentivo financeiro de cerca de 570 mil euros, prevendo-se que a majoração de 20% aprovado pelo Governo ao abrigo do Programa venha a representar um acréscimo de 114 mil euros ao financiamento já aprovado.
O Município de Arganil e a APPACDM estão expectantes e otimistas quanto ao contributo financeiro que a FICABEIRA e Feira do Mont’Alto poderá a oferecer a este projeto solidário, através da receita de bilheteira.
O arranque da Casa dos Afetos é assinalado no dia 14 de setembro, pelas 15 horas, com a colocação da primeira pedra de construção deste projeto que tem inspirado toda a comunidade e beneficiado do seu forte envolvimento.
O concelho de Arganil está em festa. Entre os dias 6 e 10 de setembro, o Parque Verde Urbano do Sub-Paço, no centro da Vila de Arganil, acolhe a trigésima nona edição da FICABEIRA - Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e da secular Feira do Mont’Alto. Com cerca de uma centena e meia de expositores e stands, o evento envolve a participação dos principais agentes económicos e socioculturais do concelho e da região, colocando em destaque a excelência dos produtos e serviços da Beira Serra.
Trata-se de um certame de afirmação da atividade industrial, comercial e agrícola do concelho de Arganil e da região, que celebra, durante seis dias, a identidade do Concelho de Arganil. Empresas e instituições, artesanato e associações transformam o Parque Verde no palco de múltiplas atividades, que vão desde animação no recinto, provas desportivas, eventos culturais, workshops, mostras gastronómicas. Lugar de destaque concedido à feira tradicional do Mont'Alto, com grande peso histórico no concelho, à zona de restauração, colocando em destaque a gastronomia regional, e à animação noturna, com alguns dos mais prestigiados nomes do panorama musical português, num cartaz transversal a toda a família e várias gerações.
Seja muito bem-vindo!
Os visitantes poderão ser fotografados, filmados ou gravados, como parte integrante do público.
Todos os materiais de vídeo, fotografias e áudio recolhidos no recinto estão sujeitos a ser usados em materiais promocionais do evento.